Anterior
INFORMATIVO N° 11
pdf
Próximo
O que está por detrás de uma palavra em Hebraico…


O Hebraico é um idioma diferente de todos os outros... E não é exatamente pelo formato das letras... Em qualquer língua, as palavras que descrevem objetos são, em geral, criadas de forma arbitrária. Por que "mesa" descreve o móvel que conhecemos como sendo uma superfície rígida e, em geral, com quatro pés? O que tem a ver a palavra "mesa" com o objeto em si? Em Hebraico, as palavras que designam os objetos descrevem sua essência. E isto não acontece unicamente com objetos. Vejamos alguns exemplos.

Segundo os textos bíblicos, D’us designou a Adão, o primeiro homem, a tarefa de nomear todos os animais. Assim, o cachorro foi chamado de "kélev". "Kélev" é uma contração do termo hebraico "kuló lêv" - que significa "todo coração"... De fato, este é um dos principais atributos do cão, conhecido como sendo o melhor amigo do homem... um ser que é todo coração!

A palavra hebraica para água é "máyim". Como é sabido, a água em seu estado natural não possui uma forma definida - ela toma a forma do recipiente no qual é colocada. "Má", em Hebraico corresponde a "o que", e este termo está contido na palavra "máyim". Se a água não possui forma, "o que ela é?"


Também é dito que o Hebraico é a "mãe de todas as línguas". Voltando à palavra "máyim", observe algumas estranhas coincidências. A tradução de "máyim" para o inglês nos leva à palavra "water"... Note que em "water" está incluso o termo "what" (a menos da letra "h"), que significa.... "o que !". "What is this?"- o que é isto? Em holandês temos "water" para água e "wat" para "o que"... Correspondência ainda mais evidente! Seriam estes fatos realmente coincidências? Teriam estes termos sido derivados do Hebraico, inclusive no que se refere à essência da palavra?

Mais um aspecto bastante interessante no que se refere à palavra "máyim". Em hebraico ela é formada por três letras: o "mem", o "yud" e novamente outro "mem". Transliterado para o Português, seria algo parecido com M-Y-M. A composição química da água consiste em dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio... Associando o "mem" (M) aos átomos de hidrogênio e o "yud" ao de oxigênio (Y), constatamos que a ligação química correspondente à água está representada em sua palavra hebraica!


Há uma grande quantidade de casos através dos quais é possível mostrar que, em Hebraico, a essência do ser ou de um objeto está intimamente ligada a seus nomes e designações. Tantos outros também sugerem que muitas línguas tiveram como base de formação o idioma da Bíblia.